sábado, 27 de março de 2010

Comemorando o Dia de Circo e Teatro na Escola

No dia 26/03/2010 a Escola fez momento de alegria.

Realizamos mais uma festa sobre o Dia do Circo, que é comemorado no dia 27 de março. Já tinhamos presenteado os alunos com a presença do circo na escola e agora eles foram os próprios atores do espetáculo.
Essa data foi escolhida para homenagear o palhaço brasileiro PIOLIN, que nasceu nesse dia, no ano de 1897, na cidade de Ribeirão Preto, São Paulo. Piolin, foi um dos palhaços do Brasil, se destacando por sua alegria e criatividade.
O circo é um espetáculo popular muito antigo, teve origem em povos viajantes.


O espetáculo do circo reúne artistas com habilidades diversas cujo intuito é divertir e alegrar a platéia.
A escola relizou um pequeno teatro, bricadeiras , mágicas, coreografias e outras atividades. Foi um show de alegria!
Quanto as outra
s atividades que se relizam no circo e que exigem equipamentos apropriados, assistimos em Dvd no data show. Uma das crianças narrou o filme Dia de Circo com a Mônica e o Cebolinha, ele surpreendeu a todos nós.

O circo encanta, nos faz sonhar, nos emociona, diverte-nos!!!!!!!

Feliz de quem vive esses momentos, sentir de pert
o esse mundo mágico.

Parabéns ao circo e aos nossos atores mirins e professores artistas da Escola Estadual Senador Filinto Müller!

O teatro infantil, também foi comemorado neste mesmo momento na escola, ele é uma apresentação cênica feita para crianças onde os atores utilizam muita criatividade, imaginação, fantasia e emoção. Alguns temas são mais utilizados como os contos de fadas e fábulas.Por que é isso que alegra mais as crianças.Isso dá muita imaginação e criatividades para os pequeninos.





(postarei aos poucos os videos, pois demora carregar)

Dias de Encontros e Temáticas do GRUPO II - Vespertino / Terça-feira

CRONOGRAMA
SALA DE PROFESSOR
GRUPO II – Período Vespertino
 
Data / Conteúdos


30/03- Ler e escrever: Compromisso de todas as áreas
06/04- Ler e escrever: Compromisso de todas as áreas
13/04 -Ler e escrever: Compromisso de todas as áreas
20/04 -Ler e escrever: Compromisso de todas as áreas
27/04- Ler e escrever: Compromisso de todas as áreas
04/05-Ler e escrever: Compromisso de todas as áreas


11/05- Sexualidade
18/05- Sexualidade

25/ 05- Educação especial – inclusão
01/06- Educação especial – inclusão
08/06- Educação especial – inclusão
15/06- Educação especial – inclusão

22/06- Educação Indígena
29/06- Educação Indígena
06/07- Educação Indígena

13/07- Avaliação do projeto

03/08- Diversidade cultural ( historia da África)
10/08- Diversidade cultural ( historia da África)
17/08- Diversidade cultural ( historia da África)
24/08- Diversidade cultural ( historia da África)

31/08- Metodologia de avaliação
14/09- Metodologia de avaliação
21/09- Metodologia de avaliação
28/09- Metodologia de avaliação

05/10- Orientações Curriculares
19/10- Orientações Curriculares
26/10- Orientações Curriculares
09/11- Orientações Curriculares

16/11- Avaliação do projeto

terça-feira, 23 de março de 2010

Dias de Encontros e Temáticas do GRUPO III - Noturno / Quarta-feira

CRONOGRAMA Sala de Professor - Administrativos
GRUPO III – Período Noturno
* 07/04 Alterações da LC 050/98
* 14/04 Alterações da LC 050/98
* 28/04 Alterações da LC 050/98
* 05/05 Introdução básica de informática
* 12/05 Introdução básica de informática
* 19/05 Introdução básica de informática
* 26/05 Introdução básica de informática
* 02/06 Introdução básica de informática

* 09/06 Segurança no Trabalho
* 16/06 Segurança no Trabalho
* 23/06 Segurança no Trabalho
* 30/06 Segurança no Trabalho
* 07/07 Segurança no Trabalho
* 14/07 Avaliação do Projeto SP/Adm
* 04/08 O papel da Escola como Instituição escolar
* 11/08 O papel da Escola como Instituição escolar
* 18/08 O papel da Escola como Instituição escolar
* 25/08 O papel da Escola como Instituição escolar
* 01/09 O papel da Escola como Instituição escolar
* 08/09 O papel da Escola como Instituição escolar
* 22/09 Ética
* 29/09 Ética
* 06/10 Ética
* 13/10 Relações interpessoais
* 20/10 Relações interpessoais
* 27/10 Relações interpessoais
* 03/11 Avaliação do Projeto SP/Adm

Dias de Encontros e Temáticas do GRUPO I - Matutino / Quarta-feira

CRONOGRAMA
SALA DE PROFESSOR
GRUPO I – Período Matutino

>>31/03 >>Habilidades de Língua Portuguesa para os anos iniciais

>>07/04>> Habilidades de Língua Portuguesa para os anos iniciais
>>14/04>> Habilidades de Língua Portuguesa para os anos iniciais
>>28/04>> Habilidades de Língua Portuguesa para os anos iniciais
>>05/05>> Habilidades de Língua Portuguesa para os anos iniciais
>>12/05>> Habilidades de Língua Portuguesa para os anos iniciais
>>19/05>> Habilidades de Matemática para as séries iniciais
>>26/05>> Habilidades de Matemática para os anos iniciais
>>02/06>> Habilidades de Matemática para os anos iniciais
>>09/06>> Habilidades de Matemática para os anos iniciais
>>16/06>> Habilidades de Matemática para os anos iniciais

>>23/06>> Educação Física nos anos iniciais
>>30/06>> Educação Física nos anos iniciais
>>07/07>> Educação Física nos anos iniciais
>>14/07>> Avaliação do Projeto SP
>>04/08>> Educação Indígena
>>11/08>> Educação Indígena
>>18/08>> Educação Indígena
>>25/08>> Orientações Curriculares
>>01/09>> Orientações Curriculares
>>08/09>> Orientações Curriculares
>>22/09>> Orientações Curriculares 
>>29/09>> Diversidade Cultural (História da África)
>>06/10>> Diversidade Cultural (História da África)

>>13/10>> Educação Especial - INCLUSÃO
>>20/10>> Educação Especial - INCLUSÃO
>>27/10>> Educação Especial - Libras
>>03/11>> Avaliação do Projeto SP

Exercícios fisicos

Exercícios de Educação Física

Os quatro pilares da educação - lema de nosso Blog

Os Quatro Pilares da Educação - lema de nosso Blog.

 Segundo a UNESCO e Bernardo Toro

Aprender a CONHECER 
  • Domínio da leitura e da escritas
  • Capacidade de receber criticamente os meios de comunicação
  • Aprender a acessar informações
  • Valorizar o conhecimento e o saber social
  • Desenvolver habilidades para a vida cotidiana
  • Ter condições de compreender e operar o seu entorno social
  • Aprender a zelar pela saúde
  • Ser capaz de calcular e de resolver problemas
  • Domínio da língua oral

 Aprender a CONVIVER
>>>Aprender a aproximar-se dos outros
>>>Aprender a ouvir o outro
>>>Aprender a propor sem impor
>>>Aprender a lidar com as diferenças
>>>Aprender a ceder sem se sentir perdedor
>>>Aprender a administrar conflitos
>>>Aprender a compatilhar outros modos de pensar, sentir, atuar
>>>Aprender a buscar a unidade na diversidade
>>>Desenvolver soliariedade e cooperação

Aprender a FAZER
** Formação profissional
** Desenvolver comportamentos sociais
** Aptidão de trabalhar em equipe
** Aptidão de decidir em grupo
** Aprender a gerir e resolver conflitos
** Boa articulação verbal
** Espírito de iniciativa
** Flexibilidade
** Criatividade

Aprender a SER
>> Aprender a se conhecer
>> Aprender conhecer o mundo que o rodeia
>> Aprender a perceber os outros
>> Relacionar-se com o outro de modo responsável e justo
>> Aprender a lidar com forma construtivista com suas potencialidades e limite
>> Ser capaz de elaborar pensamentos autônomos e críticos
>> Aprender a lidar com os sentimentos
>> Respeitar a vida
>> Ser capaz de viver a própria intimidade
>> Respeitar a vida íntima dos outros

Poema com números

M473M471C0 (53N54C1ON4L):


4S V3235 3U 4C0RD0 M310 M473M471C0.
D31X0 70D4 4 4857R4Ç40 N47UR4L D3 L4D0
3 P0NH0-M3 4 P3N54R 3M NUM3R05.
C0M0 53 F0553 UM4 P35504 5UP3R R4C10N4L.
540 5373 D1570, N0V3 D4QU1L0...
QU1N23 PR45 0NZ3...
7R323N705 6R4M45 D3 PR35UNT0...
M45 L060 C410 N4 R34L
3 C0M3Ç0 4 F423R V3R505 D3 4M0R
C0M R1M4 0U 4T3 53M R1M4 N3NHUM
O teu cérebro é capaz de decodificar a mensagem, com algum esforço no início mas depois torna-se progressivamente mais fácil. É espectacular o que o cérebro faz!

Tente!

sexta-feira, 19 de março de 2010

O Circo na Escola 03/2010


O espetáculo chegou!
A Escola  realizou no período vespertino, uma atividade divertida para os alunos com o Circo na Escola. A intenção era divulgar o potencial educativo, formativo e lúdico das atividades circenses.
O espetáculo apresentado as crianças mostrou a importância do Circo enquanto parte relevante da cultura corporal e como instrumento para a melhoria da qualidade de vida de nossa sociedade, correspondeu com as expectativas do público.Vários alunos participaram das atividades. 

O Circo é uma prática com um alto valor sócio-cultural e que está vivendo um aumento significativo do interesse popular nos últimos tempos. Além disso, esta atividade centenária traz consigo valores cívicos, morais e educacionais fundamentais para a vida em comunidade e para o desenvolvimento pessoal e social, dando resposta a estas grandes necessidades da sociedade contemporânea.
Teremos mais atividades circenses com os alunos dos outros períodos e no dia 26/03 teremos apresentações com as crianças do vespertino.
Aguardem mais novidade!
Será um espetáculo!!!!

Perfil do aluno de E.J.A.

    Embora nem sempre se disponha de estatísticas confiáveis, o programa da EJA têm sido crescentemente procurado por um público heterogêneo, cujo perfil vem mudando em relação à idade, expectativas e comportamento.         
   Trata-se de um jovem ou adulto que historicamente vem sendo excluído, quer pela impossibilidade de acesso à escolarização, quer pela exclusão da educação regular ou por ter que trabalhar.
   São alunos que estão inseridos no mercado de trabalho, ou que ainda espera nele ingressar; não visam apenas à certificação para manter sua situação profissional, mas esperam chegar ao Ensino Médio ou à Universidade para acender social ou profissional, e tiveram que romper barreiras preconceituosas, geralmente transpostas em função de um grande desejo de aprender.
    O aluno da EJA tem uma característica de responder pelos seus atos e palavras, além de assumir responsabilidades diante dos desafios da vida. Eles quando chegam à escola, trazem consigo muitos conhecimentos, que podem não ser aqueles sistematizados pela escola, mas são “saberes nascidos dos seus fazeres”.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Dia Internacional da Mulher - comemorado na escola

Momentos de alegrias
    As estudantes e funcionarias da Escola Filinto Müller foram surpreendidas nesta segunda-feira, 08/03, com uma homenagem preparada pela coordenação pedagógica da Escola, por ocasião do Dia Internacional da Mulher.
    Tivemos a participação de um grupo de irmãs e presbiteros, que promovem a Semana Vocacional, na escola e tivemos palestra, videos, músicas com coreografias e foi bem divertido.
   A Coord. Pedag. Eliete, parabenizou as estudantes e funcionárias pela homenagem. Ela disse que as mulheres estão conquistando espaços importantes no meio da sociedade e ajudando a tomar decisões de grande relevância. Os homens da escola cantaram parabens á todas elas. Eliete lembrou que as mulheres pagaram um preço, algumas delas, até com a própria vida, mas que isso valeu a pena e hoje estamos vendo um mundo diferente, graças as conquistas que a classe feminina está alcançando. Ela deixou exposta no mural, um pouco sobre esta história. E a piadinha então!!!
  Professores orientaram seus alunos e produziram cartazes, lindos!

Lembrancinhas foram entregues a cada uma...
ímã de geladeira, paçoquinha (e..) e mensagem de ânimo para todas.


Assista e ouça:

Participação da Escola no Fórum EJA - 1º/2010

FÓRUM PERMANENTE DE DEBATES DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO ESTADO DE MATO GROSSO
O encontro aconteceu no Anfiteatro da Prefeitura Municipal, no dia 05/03/2010 e tivemos um bom  momento de reflexão sobre as nossas práticas pedagógicas neste contexto histórico em que vivemos.
As palestras foram satisfatórias e em breve estaremos postando um relatório do encontro.

Cronograma da Formação Continuada Específica em EJA e dos FÓRUNS

27/02/10 Cronograma Formação Específica em EJA
Fórum Eja/ UFMT

120h 72 presencial e 48 atividades extra
27/02/10
27/03/10
24/04/10
29/05/10
26/06/10
03/07/10
28/08/10
25/09/10
02/10/10
Corpo docente que irão ministrar a formação
• Ms em Psicologia Maurício Guedes
• Drª Lívia Lopes Azevedo
• Dr. Odorico Cardoso Neto
• Dr. Hidelberto Souza Ribeiro
• Drª. Gilvone
• Drª. Célia
• Ms. Maria Claudino
• Ms Eliel

****************************************************
CRONOGRAMA DOS ENCONTROS DOS FÓRUNS DA EJA

Escolas com EJA em Barra do Garças - MT

Cliquem na imagem e visualizem em tamanho normal a relação das escolas com seus endereços:

Site do Fórum da EJA de MT

Senhores Professores, cliquem no linke abaixo e acessem o site do FÓRUM DA EJA DO ESTADO DE MT.
Cadastrem-se.

Programação dos Fóruns da EJA em 2010

Cronograma Fórum E J A , para o ano 2010.
Clique no link abaixo:
http://forumeja.org.br/mt/sites/forumeja.org.br.mt/files/Cronograma%20Forum%202010.pdf

terça-feira, 2 de março de 2010

Portal dos Professores de EJA

 Dicas importantes para professores da EJA, fornecidas pelo MEC
 Pesquisando materias da EJA pelos sites, descobrir vários e que podemos fazer downloads de todos eles gratuitamente. Citarei alguns deles abaixo:
É só clicar no material, baixar o arquivo que é em PDF e mergulhar


Viver e Aprender 1: educação de jovens e adultos - módulos 1 e 2
Viver e Aprender 1: educação de jovens e adultos - módulos 3 e 4
Viver e Aprender 1: educação de jovens e adultos - módulos 5 e 6
Viver e Aprender 1: educação de jovens e adultos: guia do educador
Viver e Aprender 2: educação de jovens e adultos - módulo 1 e 2
Viver e Aprender 2: educação de jovens e adultos - módulo 3 e 4
Viver e Aprender 2: educação de jovens e adultos: guia do educador
Viver e Aprender 3: educação de jovens e adultos - módulo 1 e 2
Viver e Aprender 3: educação de jovens e adultos - módulo 3 e 4
Viver e Aprender 3: educação de jovens e adultos: guia do educador
Viver e Aprender 4: educação de jovens e adultos - módulo 1
Viver e Aprender 4: educação de jovens e adultos: guia do educador
 http://www.dominiopublico.gov.br/

Veja agora, mais dicas importantes que encontrei para professores da EJA, fornecidas pelo MEC
Este portal, que estamos apresentando, além de apresentar e disponibilizar a Coleção Cadernos de EJA tem como objetivo criar um canal de diálogo com os professores da educação de jovens e adultos do país, apoiando o processo de ensino-aprendizagem desenvolvido por eles no cotidiano da escola.  
Ele é parte de um convênio estabelecido, por meio do FNDE, entre a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade e a Fundação UNITRABALHO.
A Coleção Cadernos de EJA foi elaborada para o ensino fundamental de jovens e adultos, da alfabetização até a 8ª série. Ela poderá também ser utilizada, integralmente ou em partes, em outras situações de ensino, como nas experiências de educação não-formal, apesar de seu foco ser o ensino fundamental de jovens e adultos ofertado pelas escolas públicas. A coleção segue as orientações curriculares do CNE, organizando os componentes e conteúdos em torno de eixos temáticos e tem o trabalho como eixo geral integrador desses temas.
A palavra-chave dessa coleção é flexibilidade. Ela é uma verdadeira ferramenta do trabalho pedagógico pois dá liberdade ao professor para decidir o que quer ou não utilizar, em que ordem, com que finalidade. Essa flexibilidade permite que o professor ao elaborar seu planejamento,possa inserir textos e atividades livremente enriquecendo seu dia-a-dia na sala de aula e a organização do processo ensino-aprendizagem.
Caso você necessite de informações sobre a política de EJA no país, a legislação ou outras informações do MEC clique aqui para acessar a página do MEC na internet ou ligue para o Departamento de Educação de Jovens e Adultos/Coordenação-Geral da Educação de Jovens e Adultos da SECAD: (61) 2104 8614

Refletindo sobre o ato de avaliar

 A complexidade de avaliar
“A Avaliação formula um juízo de valor que auxilia a tomada de decisão e atua como um instrumento de auto-educação. É um processo através do qual a organização/instituição, via estabelecimento, e cada um de seus membros, produzem um conhecimento sobre si próprios e sobre cada um.
...acontece como um processo de reflexão sistemático, intencional, metodológico e organizado. Promove a análise, apreciação, a medição e a comparação de dados e indicadores.”
BELONI, Isaura. Considerações sobre a avaliação nacional de cursos- PROVÃO. UNB: 1996.p.56

Avaliar uma organização, formular e expressar juízos com tais implicações requer:
ORIENTAÇÃO ÉTICA: Avaliar é um ato humano sobre questões que envolvem homens.
Implica:
- Auto-conhecimento.
- Experiência de vida e de relações humanas e suas questões.
- Maturidade e generosidade.
- Capacidade de olhar e escuta.
- Capacidade de comunicação.
 

De todos os sentidos, qual, mais intimamente, se relaciona ao cérebro? O olhar ou a audição? Qual deles nos traz mais rápida e eficazmente a possibilidade do pensamento?
Qual a diferença entre ver e ouvir?
Ver nos traz o externo, ouvir traz o interno. Assim, olhar e escuta compõem, articulados, o ato de avaliar- ambos nos fazem começar ali onde todo saber deve começar - "conhece-te a ti mesmo".

A delicadeza e a complexidade de avaliar

Os antigos diziam que há dois tipos de olhar:

- o receptivo - um ver por ver, sem o ato intencional de...

- o ativo - o olhar atento, o que perscruta... "ver, finalmente; consegui ver...

Simone Weil traz-nos o olhar humilde e atento, pois se sabe cativo do emaranhado de necessidades e dos impulsos.
Há 4 dimensões no olhar atento:
- Perseverança - a atenção deve enfrentar e vencer a angústia da pressa.
- Despojamento - a atenção é uma escolha, uma ascese, um esvaziamento de si mesmo, tudo sacrifica para ver e saber.
- Trabalho - a atenção é um olhar que age (pela percepção).
- Contradição - o olhar atento se exerce no tempo. Só a visão no curso da história, diacrônica, revela o processo, tantas vezes conflituoso, que formou a aparência.

COMUNICAÇÃO
- Tornar comum
- Empatia
- Dialogar - “Dia + logos” - etimologia da palavra
- É o “adesivo”ou “cimento”que mantém as pessoas e sociedades juntas. Ganha-Ganha.

- Discutir - raiz: percussão, concussão
- Fracionar as coisas. Análise. Muitos pontos de vista. Tem valor limitado. Resultado final: ganhar o jogo. Ganha-perde.

Avaliar, formular juízos deve começar pelo esforço de colocar-mo-nos no lugar do outro. Firmeza de princípios éticos e coragem moral.

DO CONHECIMENTO, DA MORAL E DA RESPONSABILIDADE SOCIAL EMANAM CRITÉRIOS QUE DEVEM SER :
- CLAROS;
- LEGÍTIMOS;
- EXPLÍCITOS;
- ABRANGENTES;
- COMPETENTES PARA SUAS FINALIDADES.

Os comentários contidos no texto do relatório devem estar totalmente coerentes com os conceitos atribuídos a cada indicador.
O parecer analítico final deverá ser coerente com os conceitos atribuídos e refletir com clareza a opinião dos avaliadores, não permitindo dúvidas de interpretação.

Atuação criteriosa do avaliador
Procurar o equilíbrio entre as informações recebidas e as observações realizadas ao longo da visita, é imprescindível para a obtenção de um resultado coerente e justo do processo avaliativo da instituição.

AVALIADOR

ATITUDES PRÓPRIAS
Ser cortês, ter urbanidade, disponibilidade e atenção, respeitando a diversidade e especificidades.

ATITUDES IMPRÓPRIAS
Postura preconceituosa, relações inter-pessoais frias e grosseiras, autoritarismo, indelicadezas, exigências pessoais que contrastam com o papel delegado ao avaliador, comentários indevidos sobre ideologias político-partidárias e religiosas.

http://www.unifor.br/notitia/file/925.PPT
Profª Eliete Lopes
 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...